Oficinas
1) Educação e Diversidade: alunos com Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção (Dra. Anna Aparecida Alves de Brito)
06/11 de 14 h às 16 h 30 min
Embora saibamos que o TDAH não é uma deficiência, essa oficina foi incluída a partir de muitas solicitações que recebemos de professores e outros profissionais da educação básica e do ensino superior frente ao crescente número de diagnósticos. Nesse sentido, essa temática de insere no contexto da diversidade e dos desafios que a educação nos propõe. O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do desenvolvimento de atenção (Barkley,2002) e apresenta-se como uma disfunção em três áreas: sustentação, agitação excessiva e autorregulação de impulsos, podendo causar prejuízos no desenvolvimento psicossocial e acadêmico (Rizo e Rangé, 2003). Há urgência em educar sobre o TDAH para quem o tem, bem como, familiares e professores para que haja foco em estratégias de enfrentamento e adaptação as necessidades. Nesse sentido, a metodologia a ser utilizada na oficina constará de slides e vivências no momento presente através de dinâmicas, tendo a finalidade de alinhar conhecimento com a prática educacional e social.
2) Matemática para Todos: Recursos Didáticos e Inclusão Escolar (Profa Dra Fernanda Malinosky Coelho da Rosa - UFMS)
06/11 de 14 h às 16 h 30 min
Nesta oficina, voltada para licenciandos e professores que ensinam Matemática em diferentes níveis de ensino, problematizaremos a Educação para Todos, preconizada nas leis, além de práticas inclusivas e recursos didáticos. Por meio de discussões interativas e práticas, serão trazidas reflexões sobre a Educação Inclusiva, recursos didáticos e metodologias para atender às singularidades, garantindo que todos tenham acesso ao aprendizado matemático.
Serão apresentados exemplos de recursos manipulativos e construiremos um durante a oficina usando material de baixo custo. A oficina também proporcionará um espaço para troca de vivências e reflexão sobre a importância de se pegar em uma Matemática mais inclusiva.
3) Tecnologia Assistiva na primeira infância para a educação e o lazer da criança com deficiência (Prof Dr Nilmar de Souza - UFRB)
07/11 de 14 h às 16 h 30 min
A oficina terá como objetivo principal promover o conhecimento e a utilização de recursos de tecnologia assistiva para a educação e o lazer de crianças com deficiência na primeira infância. Durante as atividades serão abordadas informações introdutórias sobre a Tecnologia Assistiva e sua utilização para apoiar crianças na primeira infância tanto apoiando o processo de formação na educação formal quanto com a sua utilização no lazer. Por fim, serão realizados experimentos para desenvolvimento de recursos de TA de baixa tecnologia para o lazer e educação. Espera-se que os participantes da oficina passem a conhecer alguns recursos de TA disponíveis para auxiliar crianças com deficiência tanto na educação quanto nas atividades de lazer.